A Universidade teve o maior número de cursos cinco estrelas entre as particulares do País
A PUC Minas foi a instituição privada com o maior número de cursos cinco estrelas (nota máxima) no país no Guia da Faculdade, ranking publicado pelo Quero Educação em parceria com o jornal Estado de São Paulo e divulgado nesse domingo, 25 de outubro. Dos 82 cursos da PUC Minas avaliados, 6 obtiveram cinco estrelas (excelente), 62 quatro estrelas (muito bom) e 11 três estrelas (bom). Em Minas, a Universidade foi a instituição privada com o maior número de cursos estrelados.
Obtiveram 5 estrelas: Direito (Betim); Administração (Contagem); Letras (Licenciatura, Coração Eucarístico); Direito (Coração Eucarístico); Ciência da Computação (Coração Eucarístico); e Pedagogia (Coração Eucarístico).
A Universidade destaca ainda que receberam 4 estrelas, os cursos: do Campus Betim, Medicina, Biomedicina, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Enfermagem e Administração; da Unidade Praça da Liberdade, Engenharia de Software; da PUC Virtual, Administração e Ciências Contábeis; do Campus Arcos, Direito; do Campus Poços de Caldas, Relações Internacionais, Ciência da Computação, Medicina Veterinária, Engenharia de Produção, Administração, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Direito, Enfermagem, Publicidade e Propaganda e Psicologia; do Campus Contagem, Engenharia Mecânica, Sistemas de Informação, Direito, Ciências Contábeis; do Campus Uberlândia, Direito; da Unidade São Gabriel, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação; do Campus Coração Eucarístico, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Ciências Biológicas (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Odontologia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Arquitetura e Urbanismo, Cinema e Audiovisual, Geografia, Ciências Biológicas (Bacharelado), Educação Física, Serviço Social, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Química, Letras (Bacharelado), Filosofia, Enfermagem, Ciências Sociais, Física, Jornalismo, Engenharia de Produção, Relações Internacionais, Fonoaudiologia, Ciências Sociais, História (Licenciatura), Geografia, Relações Públicas, Educação Física, Fisioterapia, História (Bacharelado), Psicologia, Ciências Contábeis, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação.
O que é a avaliação
Em sua segunda edição, o ranking avaliou 14.343 mil cursos de graduação, de instituições de ensino de todo o Brasil. No total, mais de nove mil professores e universidades e faculdades brasileiras colaboraram com a avaliação. Nessa edição, foram avaliados 1.909 instituições de ensino cadastradas, com 14.343 cursos oferecidos.
Além de classificar as graduações presenciais, a novidade desta edição é a avaliação dos cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD). O ranking pode ser encontrado na íntegra site do Guia da Faculdade e na versão impressa, junto com a edição dominical do Estadão.
Para realizar o levantamento, os pesquisadores do Guia da Faculdade convidaram todas as universidades, centros universitários, faculdades e institutos cadastradas do Ministério da Educação (MEC) para participar do processo.
Alguns dos critérios exigidos para participar do Guia são: oferecer curso na modalidade presencial ou a distância, ter titulação de Bacharelado ou Licenciatura e possuir, no mínimo, uma turma formada;
As notas variam de 1 a 5, sendo: 1-ruim, 2-regular, 3-bom, 4-muito bom e 5-excelente. A nota final é definida com base na média simples dos três quesitos avaliados.
...