Notícias
segunda, 31 de agosto / 2015

O projeto “Sou Mais Conectado”, coordenado pelo Professor Fabiano Costa Teixeira, do Curso de Ciência da Computação do campus Poços de Caldas, foi aprovado no PROEXT (Programa de Extensão Universitária) do Governo Federal com nota máxima: 100 pontos. Os recursos financeiros que serão recebidos a partir de janeiro de 2016 permitirão a instalação de novos telecentros de informática na cidade. 

...

sexta, 21 de agosto / 2015

O Programa PUC Aberta, maior evento de relacionamento entre a Universidade e os jovens do ensino médio e pré-vestibulares, será realizado em setembro, conforme programação abaixo. Em sua 17ª edição, o evento mantém ao longo dos anos o compromisso em atender de forma eficiente a demanda dos jovens para conhecer a PUC Minas e os cursos de graduação ofertados, possibilitando que façam a escolha de forma consciente.

A expectativa é que 12 mil jovens conheçam os cursos de graduação, as profissões e o mercado de trabalho, em todos os campi e unidades da Universidade. Os estudantes poderão participar de palestras sobre os cursos e, no campusCoração Eucarístico, visitar a feira de graduação, que apresentará os mais de 50 cursos ofertados pela Universidade. Em algumas unidades, também haverá oficinas que propiciam ao visitante vivenciar um pouco da prática profissional. Ao longo desses 16 anos ininterruptos, a PUC Minas recebeu mais de 200 mil estudantes em seu programa de relacionamento.

...

segunda, 27 de julho / 2015

O Crédito Educacional Rotativo Especial é uma modalidade de financiamento estudantil, exclusivo para alunos com dificuldades para quitar suas mensalidades, visando prestar uma ajuda para que os mesmos possam acertar suas pendências financeiras e efetuar sua matrícula para o 2º semestre de 2015.

01 – Processo:

a. Os estudantes interessados em pleitear o Crédito Educacional Rotativo Especial deverão preencher, no período de 27/07/2015 a 07/08/2015, o formulário eletrônico, no qual deverão ser informados seus dados pessoais, a composição de renda do grupo familiar e suas despesas.

b. Serão pré-selecionados, por processo classificatório de renda per capita, os alunos identificados pelo sistema como os mais carentes do conjunto dos inscritos. A préseleção é feita com base nas informações prestadas, independentemente do curso, turno ou unidade, até o limite financeiro disponibilizado pela Universidade.

c. Os estudantes pré-selecionados deverão comparecer à Divisão de Apoio Comunitário de seu campus/unidade para entrevista e comprovação das informações, por meio da documentação exigida.

d. Em caso de aprovação, a Divisão de Apoio Comunitário emitirá um documento de autorização, no qual consta(m) a(s) parcela(s) a ser (em) financiada (s), para que o aluno compareça ao Setor de Credito Educacional Rotativo no Campus Coração Eucarístico (prédio 6, subsolo 3), para efetivação do seu contrato. Os alunos de Arcos, Guanhães, Serro e Poços de Caldas deverão comparecer à Divisão Financeira de sua respectiva unidade para tal procedimento.

e. No referido setor, o estudante deverá apresentar a ficha cadastral do aluno e a do fiador. Para efetivação de seu contrato de financiamento, o cadastro de AMBOS NÃO PODERÁ APRESENTAR RESTRIÇÕES, de acordo com as normas do Crédito
Educacional Rotativo. (Critérios para fiador: entre em contato com a Divisão de Apoio Comunitário de seu campus/unidade)
f. Somente após a assinatura do contrato de financiamento pelo aluno e seu respectivo fiador, e caso não haja outras pendências financeiras, é que o estudante estará apto a efetivar sua matrícula.

g. Se os estudantes pré-selecionados para o financiamento não comparecerem à entrevista ou não comprovarem os dados informados, esses serão desclassificados do processo, e os próximos classificados serão pré-selecionados para entrevista. Caso aprovados, efetuarão a contratação do financiamento, respeitando-se sempre o limite de recursos disponibilizados para o Crédito Educacional Rotativo Especial.

02 – Critérios e restrições:

a. O valor financiado pelo estudante poderá incidir sobre até 3 parcelas do semestre, de acordo com o estudo socioeconômico a ser conduzido pelas assistentes sociais.

b. A concessão do Crédito Educacional Rotativo Especial não implica, em hipótese alguma, isenção ou redução de juros e multa sobre as parcelas vencidas e financiadas.

c. O estudante poderá financiar o valor da parcela, bem como os valores de juros e multa a ela correspondentes.

d. Os estudantes já beneficiados com qualquer tipo de bolsas de estudos (PROUNI, SEAC, INSTITUCIONAL, SINPRO, SAAE, FJFA, etc.), bem como aqueles que possuam FIES ou CER padrão, não poderão concorrer ao Crédito Educacional Rotativo Especial,
exceto os calouros do 1º semestre de 2015 beneficiados com bolsas PROUNI remanescente.

e. O estudante que tiver utilizado o Crédito Educacional Rotativo Especial em semestres anteriores e tenha pendências com o seu contrato não poderá utilizar o benefício novamente.

f. O Crédito Educacional Rotativo Especial não se aplica sobre parcelas a vencer.

g. O valor financiado pelo estudante será atualizado à época do pagamento, pelo valor da hora-aula e juros de 2,4% ao ano.

03. Cronograma:

a. Inscrições no portal PUC Minas – de 27/07/2015 a 07/08/2015

b. Divulgação dos pré-selecionados – 10/08/2015 no Portal da PUC Minas ou na Divisão de Apoio Comunitário dos campi/unidades

c. Agendamento de entrevistas – 11/08/2015

d. Entrevistas com assistentes sociais – 11/08/2015 a 14/08/2015
 

>> Lista de documentos

>> Clique aqui para fazer sua inscrição

...

segunda, 13 de julho / 2015

A PUC Minas obteve aprovação do Ministério da Educação para oferecer o Curso de Medicina nos campi Contagem e Poços de Caldas. A Universidade, que já oferecia a graduação em Betim, irá receber anualmente 50 alunos em cada um dos novos cursos. A expectativa de abertura dessas novas opções de graduação na PUC Minas é a partir do primeiro semestre do ano que vem.

A autorização para o funcionamento dos novos cursos, anunciada nesta sexta-feira, 10 de julho, foi concedida em um processo inédito realizado pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde. A abertura de novos cursos de Medicina faz parte do programa Mais Médicos, que traça como meta alcançar uma relação de 2,7 médicos por mil habitantes – similar à dos países mais desenvolvidos. Para isso, é necessário chegar a 2026 com 600 mil profissionais em atividade.

A escolha dos projetos foi feita por meio de editais de chamamento público de ampla concorrência, e as propostas foram avaliadas por uma comissão de especialistas, médicos, professores de medicina e integrantes da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem), que também avalia as instituições federais de educação superior. Foram 216 instituições inscritas em todo o país e, dessas, 36 foram selecionadas.

Na seleção dos municípios, além da inexistência de curso no local, foram exigidos requisitos baseados na proporção de vagas e médicos por habitante, tamanho da população atendida e distância de outro curso de Medicina, com critérios referentes à estrutura da rede de saúde, para garantir a qualidade de formação. Para três dos 39 municípios em que houve a seleção, não foram selecionados cursos porque as candidaturas apresentadas não atenderam aos critérios de qualidade.

Já a análise das propostas das instituições de ensino superior levou em consideração a capacidade econômico-financeira e a regularidade jurídica e fiscal da mantenedora, o histórico da mantenedora e a proposta do curso de graduação em Medicina, com análise de mérito e de pertinência da proposta. A comissão analisou também o projeto pedagógico do curso, o corpo docente, a infraestrutura e o plano de implantação da residência médica.

...

sexta, 03 de julho / 2015
.
...

Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200