Alteração foi possível graças a decisão do Conselho Nacional de Educação
A Reitoria da PUC Minas decidiu nesta sexta-feira, dia 28 de janeiro, que as aulas da Universidade que começarão na quarta-feira, 2 de fevereiro, se darão inicialmente no regime remoto, prosseguindo assim até o dia 19 de fevereiro. A expectativa da Universidade é que no dia 21 de fevereiro todas as atividades passem a se dar presencialmente.
Tal medida, que altera deliberação anterior da Universidade de retomar as aulas presencias no dia 2 de fevereiro, foi possível a partir de decisão do Conselho Nacional de Educação (CNE), divulgada nesta quinta, 27 de janeiro, em que se respalda a manutenção temporária e de curto prazo das aulas em regime remoto.
Reiteramos que o calendário escolar da PUC Minas está mantido, ou seja, com as aulas tendo início no dia 2 de fevereiro para veteranos, em regime remoto, e no dia 21 de fevereiro para calouros, data em que, observados os dados epidemiológicos daquele momento, todas as atividades acadêmicas passarão a se dar presencialmente.
Secretaria de Comunicação
...
As condições de saúde da comunidade acadêmica estão sendo monitoradas pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica da Universidade.
Após quase dois anos de atividades remotas em decorrência da pandemia de Covid-19, a PUC Minas volta neste semestre às aulas presenciais. O retorno dos veteranos acontece na próxima quarta-feira, 2 de fevereiro, e o ingresso dos calouros no dia 21.
Para garantir a segurança de toda a comunidade acadêmica, o Comitê de Monitoramento do Coronavírus da Universidade disponibilizou um protocolo específico para o retorno às aulas, que orienta todos os estudantes a responderem, por meio do aplicativo PUC Mobile ou do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA), o questionário sobre seu estado de saúde atual. Essa autoavaliação é a porta de entrada para o Sistema de Vigilância Epidemiológica da PUC Minas, que tem o objetivo de identificar oportunamente casos de Covid-19 com potencial de transmissão na comunidade universitária e realizar as medidas de contenção.
O Protocolo também orienta que os estudantes informem sobre sua condição de imunização em relação à Covid-19, também pelo PUC Mobile ou SGA. Essa informação servirá para que o Comitê tenha um mapeamento da cobertura vacinal do corpo discente da Universidade e realizar campanhas de conscientização sobre a importância e necessidade das vacinas. A autodeclaração de que o aluno foi imunizado deve ser acompanhada da devida certificação, com upload da foto do seu cartão de vacina ou a comprovação obtida no aplicativo ConecteSUS.
Além disso, reforça a importância de manter, em todos os espaços dos campi e unidades, as medidas de segurança sanitária já preconizadas, como a obrigatoriedade do uso de máscara, cobrindo nariz e boca, higienização constante das mãos e a necessidade de evitar o contato físico.
Assessoria de Imprensa
PUC Minas
...