O objetivo do evento foi acolher os idosos através da música clássica do Carnaval
Idosos se reunem para acompanhar evento de carnaval / Foto: Enrico Bertoni
No dia 12 de fevereiro, durante o período da tarde, o projeto de extensão da PUC Minas Poços de Caldas, Vida Plena: Saúde, Dignidade e Integração, realizou um bloquinho de Carnaval para os idosos do Asilo Vinha do Senhor.
O bloquinho proporcionou um momento especial de cuidado, convivência e valorização da pessoa idosa, reforçando a promoção da saúde integral. A ação reuniu os moradores da casa na área externa e foi marcado pela música e pela celebração coletiva. De forma voluntária, a banda Trio Raiz, com a participação especial do Mestre Bucha, conduziu a animação com um repertório de sambas e marchinhas tradicionais de Carnaval.
Mestre Bucha, que cantou e interagiu com os idosos, disse que é importante dar atenção a essas pessoas que fizeram parte da história da cidade de Poços de Caldas. “Nós viemos aqui para colaborar com o projeto, trazer alegria neste Carnaval para todas essas pessoas, que em muitos casos não conseguem ir até o local da festa, então nós trazemos a festa até elas”, completou.
O Presidente do Asilo Vinha do Senhor, Jonei Leandro Eiras, ressaltou que os idosos da instituição precisam de mais atenção no dia a dia, “eu acho maravilhosa essa somatória de forças, essa iniciativa é sensacional, trazendo mais calor humano e carinho para nossos idosos.”
De acordo com o censo de 2022 do IBGE, no Brasil, existem aproximadamente 161 mil idosos morando em instituições de longa permanência. O projeto de extensão Vida Plena: Saúde, Dignidade e Integração, tem o objetivo de valorizar a convivência, a memória e a dignidade da pessoa idosa nestes espaços da cidade.
O projeto é coordenado pelo professor Dr. Alexandre da Costa, que ressaltou a importância de dar este apoio aos idosos e disse que é uma ótima experiência para os alunos. “Nosso objetivo é trabalhar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), dentro da questão da saúde e qualidade de ensino, os alunos aprendem na prática tudo o que eles veem na teoria”, afirmou.
Para a aluna Ângela Cristina Moreira Borges, do terceiro período do curso de Direito, o objetivo do projeto é suprir a carência e levar dignidade para essas pessoas, “muitas vezes eles ficam sozinhos aqui, não tem ninguém para conversar, então nós tentamos dar atenção para todos, apenas vir aqui e escutar as histórias deles, sempre estimulando a conversa e ser aquela amiga que está presente.”







