O documentário “60+ Cidade”, produzido por estudantes dos cursos de Jornalismo e Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas Poços de Caldas, estreia no dia 19 de novembro, às 19h, no Auditório 2 do campus. A produção investiga como o espaço urbano influencia a longevidade e o bem-estar das pessoas idosas, trazendo um olhar sensível sobre a cidade e seus habitantes.
A sessão será gratuita e aberta aos estudantes da universidade mediante inscrição prévia no portal do aluno ou através deste link. Durante o evento de lançamento acontecerá uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal que serão destinados para a Associação de Promoção Humana e Ação Social (Aphas).
Coordenado pelo professor Gustavo Machado, o projeto reúne depoimentos de idosos e profissionais de diferentes áreas, entre eles arquitetos, psicólogo e gerontólogo, para refletir sobre a importância da arquitetura e do planejamento urbano para a qualidade de vida e o envelhecimento ativo.
A produção destaca espaços simbólicos de Poços de Caldas, como os parques, praças e o coreto, que promovem a convivência e o lazer entre as pessoas idosas. Em um dos relatos, Irene, moradora da cidade, conta que, mesmo tendo conhecido outros lugares, considera o coreto “a vida!”. Já o casal Dito e Conceição compartilha o hábito de dançar ali com frequência, associando a prática ao prazer e à saúde.
Por meio dessas histórias, o documentário evidencia como cidades humanizadas impactam diretamente o bem-estar físico e mental dos idosos. Além disso, os especialistas reforçam a importância de criar ambientes acolhedores e estimulantes não apenas para a população idosa atual, mas também para as próximas gerações.
De acordo com o IBGE, entre 2000 e 2023, a população idosa no Brasil quase dobrou e a temática vem sendo debatido em diversas instancias da sociedade, inclusive sendo tema da redação do Enem em 2025, que foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
SERVIÇO
Estreia do documentário 60+ Cidade
Data: 19 de novembro de 2025
Horário: 19h
Local: Auditório 2 – PUC Minas Poços de Caldas
Entrada gratuita






