Notícias
quinta, 15 de dezembro / 2016

   Com a presença do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, foi realizado nos últimos dias 13 e 14 de dezembro, no Instituto de Ciências Humanas, Campus Coração Eucarístico, o Seminário de Planejamento da Pastoral Universitária PUC Minas. O objetivo foi planejar as ações do órgão para o ano de 2017. Durante o encontro, o reitor falou dos desafios e perspectivas da Pastoral, que está presente nas unidades e campi da Universidade em Belo Horizonte e região metropolitana e em Poços de Caldas.

   A reunião, que teve a participação de equipes da Pastoral e representantes do Anima PUC Minas - Sistema Avançado de Formação, foi assessorada pelos professores Stephen Silva Simim e Helder de Souza Silva Pinto, do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, que transmitiram metodologias e técnicas de planejamento para os participantes. Esteve também no encontro o diretor geral religioso do Colégio Santa Maria, padre Edecildo Prado, que falou sobre a importância da parceria da Universidade com a Instituição, que pertence à Arquidiocese de Belo Horizonte.

...

segunda, 14 de novembro / 2016

 

A prova de Produção de Texto, aplicada aos candidatos ao Vestibular PUC Minas para o ano de 2017, neste domingo, 13 de novembro, exigiu que eles redigissem uma carta aberta, para ser postada nas redes sociais, sobre o tema Os Discursos de Ódio na Internet e os Limites da Liberdade de Expressão. Na carta aberta, gênero textual argumentativo geralmente utilizado para tratar de temas de interesse coletivo, o candidato deveria assumir a posição de representante de turma do 1º período da universidade, manifestando-se em relação a exemplos concretos e apresentando argumentos que deixassem claro o próprio ponto de vista sobre o tema.

Mais uma vez o Curso de Medicina, ministrado no Campus Betim, foi o mais concorrido do vestibular, nesta edição considerando-se o total de vagas para o 1º e 2º semestres. Na sequência, os mais concorridos foram os cursos do Campus Coração Eucarístico em Direito (manhã) e em Odontologia (integral). Em quarto lugar, Direito (manhã) da Unidade Praça da Liberdade. E, em quinto, o Curso de Psicologia (manhã), do Campus Coração Eucarístico.

O índice de desistência, relativo àqueles candidatos que não compareceram às provas, ficou em 8,3%, o que equivale a 754 inscritos por esse sistema. Oitenta e um candidatos, na maioria com deficiência visual e déficit de atenção, solicitaram os testes com letra ampliada, tempo adicional e/ou ledor/transcritor.

As inscrições ao Vestibular, pela média da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anos 2013 a 2015, continuam abertas até esta quarta-feira, 16 de novembro, pela internet, no pucminas.br. O valor da inscrição é R$ 35. Pela nota no Enem, o candidato pode se inscrever para cursos de diferentes áreas, aumentando, assim, a chance de ser aprovado.

Resultado, matrículas e documentação

O resultado do processo seletivo será divulgado até 3 de dezembro. A matrícula dos aprovados, tanto para o 1º semestre quanto para o 2º semestre, serão realizadas em dezembro de 2016. Para os aprovados para o 1º semestre, em todos os campi e unidades, a matrícula em primeira chamada será nos dias 5 e 6 de dezembro, das 8h às 19h. Para os aprovados para o 2º semestre de 2017, a matrícula em primeira chamada será no dia 14 de dezembro, das 8h às 19h.

Para todos os cursos/turnos e locais/polos, o critério de convocação para a matrícula é o de opção por curso/turno e local/polo, da seguinte forma: será seguida a ordem decrescente da nota final do Processo Classificatório, convocando-se para a matrícula, no curso/turno e local, os candidatos que tenham feito opção por esse curso/turno e local, até que seja atingido o limite das vagas oferecidas para o 1º semestre de 2017; após realizadas todas as convocações referentes ao preenchimento das vagas oferecidas para o 1º semestre de 2017, serão convocados os candidatos aprovados para preenchimento das vagas oferecidas para o 2º semestre do mesmo ano, seguindo-se a ordem de classificação.

O candidato matriculado para início do curso no 2º semestre de 2017 poderá ter antecipada sua matrícula para início do curso no 1º semestre de 2017, até o limite de vagas ofertado para o semestre, respeitada a ordem de classificação dentro do sistema adotado (provas ou Enem) e desde que, no ato de matrícula, tenha feito a opção pela antecipação. Neste caso, o candidato será comunicado do deferimento da antecipação por telefone/SMS e orientado sobre procedimentos de regularização acadêmica.

Os documentos, original e cópia, necessários à matrícula são: certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; comprovante de recolhimento da 1ª parcela da semestralidade; documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; carteira de identidade ou documento equivalente, expedido por repartição oficial; CPF do candidato; e certidão de nascimento ou de casamento.

...

terça, 08 de novembro / 2016

No dia 5 de novembro, na Casa da Cultura, os Cursos de Psicologia e Publicidade e Propaganda da PUC Minas em Poços de Caldas, com orientação da professora Kátia Maria Pacheco Saraiva, apresentaram um documentário do Projeto de Extensão Intergeracional  Sacudindo a Memória: recontando histórias, resignificando memórias e aproximando gerações. O projeto surgiu da necessidade de promover a sensibilização, a conscientização e a desconstrução de estereótipos, além de uma compreensão mais positiva do processo de envelhecimento, através da valorização das memórias autobiográficas contadas pelos idosos e a relação de cada um deles com a história da cidade.

Foram entrevistadas pessoas idosas com mais de 60 anos, de ambos os sexos, e de diferentes classes sociais que refletem a identidade sóciocultural do município de Poços de Caldas. A iniciativa foi inspirada por trabalhos elaborados pelos próprios alunos do Curso de Psicologia, que pesquisaram sobre idosos anônimos e invisíveis, representados então como guardiões da memória da cidade. Nessa perspectiva, os alunos produziram material audiovisual com as histórias de vida dos participantes, estabelecendo pontes de conhecimento entre a graduação, extensão e pesquisa, além da promoção do diálogo intergeracional. “Pudemos perceber que esse trabalho provocou mudanças paradigmáticas em todos os envolvidos, tanto nos jovens universitários quanto nos idosos, que se sentem reconhecidos e valorizados”, diz a professora que também descreve o projeto com um significado especial. “Pretendemos oferecer essa mostra à população em comemoração ao aniversário de Poços, já que a memória da cidade é feita por pessoas que representam o verdadeiro patrimônio imaterial”, diz.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=IgLOMJ7D_sA

...

quinta, 06 de outubro / 2016

As fachadas de todos os campi e unidades da PUC Minas estão iluminadas com refletores cor-de-rosa durante este mês, representando o apoio da PUC Minas à campanha Outubro Rosa, com o objetivo de estimular a realização de exames preventivos contra o câncer de mama.

O movimento, que ganhou esse nome devido ao laço rosa que simboliza a luta contra a doença, começou nos Estados Unidos e atualmente é reconhecido em todo o mundo. A iniciativa chegou ao Brasil por meio da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) em 2008, quando diversos monumentos brasileiros como o Cristo Redentor, o Obelisco de Ibirapuera, palácios governamentais e diversos outros cartões postais passaram a se iluminar de rosa no mês de outubro, no intuito de fazer uma alusão à campanha contra a doença.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama é o que mais mata no Brasil e o segundo tipo mais frequente no mundo. Quando a doença é detectada no estágio inicial, a chance de cura é de 90% e, quando diagnosticado nos estágios mais avançados, a probabilidade de cura é em torno de 30%.

...

sexta, 05 de agosto / 2016

O grão-chanceler da PUC Minas e presidente da Sociedade Mineira de Cultura, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, assinou o Ato 01/2016 que reconduz ao cargo para os próximos três anos (2016-2019) o reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. No mesmo Ato, foi também reconduzida ao cargo de vice-reitora, para o mesmo período, a professora Patrícia Bernardes.

Foto: Marcos Figueiredo