Programa promove inclusão social e desenvolvimento sustentável por meio da extensão universitária
A PUC Minas Poços de Caldas anuncia a abertura das inscrições para o Programa de Extensão Vozes e Vidas: Pontes e Caminhos para Todos, uma iniciativa que promove a inclusão social e o desenvolvimento sustentável por meio da extensão universitária. O programa incentiva alunos e professores a se engajarem em projetos voltados às necessidades da comunidade, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Aberto a todos os cursos do Campus, o programa conta com a participação de professores e alunos extensionistas, tanto bolsistas quanto voluntários. As ações abrangem diversas frentes, incluindo educação continuada para idosos, inclusão digital para deficientes auditivos, acessibilidade para deficientes visuais, apoio a indivíduos com déficit cognitivo, saúde bucal em escolas, orientação previdenciária para idosos e fortalecimento de parcerias institucionais.
As inscrições estarão abertas até às 23h59 do dia 9 de abril de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente on-line, por meio do formulário disponível no link. Cada candidato poderá se inscrever para apenas um grupo de trabalho. O início das atividades está previsto para o dia 2 de maio de 2025.
Processo Seletivo
A seleção será realizada pelos professores coordenadores dos grupos de trabalho do programa, levando em consideração o perfil da vaga e os requisitos do edital. Caso necessário, o candidato poderá ser chamado para uma entrevista, que será agendada e comunicada por e-mail. O resultado será divulgado no site da PUC Minas Poços de Caldas no dia 11 de abril de 2025, e os alunos selecionados deverão comparecer à Coordenação de Extensão para os encaminhamentos necessários.
Bolsa e Benefícios
Os alunos aprovados poderão atuar como extensionistas bolsistas ou voluntários. Para aqueles que receberem bolsa, o valor será de R$ 250,00 para uma carga horária semanal de 10 horas, sendo debitado na mensalidade ou creditado em conta corrente no caso de bolsistas integrais. Para manter a bolsa, o aluno deve estar regularmente matriculado e não pode estar recebendo outro tipo de benefício, como bolsas de extensão, pesquisa, monitoria ou PET-Saúde.
Para mais informações, acesse o edital.